Jogos Aventura e Natureza. Balonismo. 10/08/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Terrazza Panorâmico

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é cenário da 1ª Revoada de Balões no próximo domingo (13). São 15 balões de diversos tamanhos e formatos, a maioria produzida no Estado. As decolagens acontecem em área restrita do parque às sete e meia da manhã e às quatro e meia da tarde. A entrada é gratuita para a área de decolagem, mas a capacidade é limitada a 800 pessoas. A visitação das demais áreas segue a programação normal, de acordo com o regulamento e os preços estabelecidos pelo Parque Estadual. Por se tratar de um evento experimental, para mostrar a viabilidade de implantar voos permanentes de balões no parque, não é permitida a participação do público nos voos.

O Parque Estadual de Vila Velha passa por um processo licitatório para repassar a gestão das lanchonetes, dos ingressos, do estacionamento e dos passeios para a iniciativa privada, com potencial de economia de 4 milhões de reais por ano aos cofres públicos. O evento com balonismo serve para que as empresas interessadas em investir no parque conheçam de perto o potencial turístico do local.

O balonismo é uma das modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados pelo Governo do Paraná neste ano. São 29 modalidades esportivas e disputas que acontecem em 26 municípios. As cinco etapas da competição, onde três já aconteceram, reúnem 200 mil pessoas, entre atletas, dirigentes de federações esportivas e a comunidade que acompanha as disputas. O secretário municipal de Turismo de Ponta Grosa, Edgar Hampf, afirma que a ideia é proporcionar uma nova frente de divulgação da cidade.

SONORA REVOADA BALÕES 01 (LP)

Parque Vila Velha

O parque Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, ele tem mais de 3 mil hectares. De janeiro a julho deste ano, 34 mil pessoas visitaram o local, uma média de 4 mil e 800 pessoas por mês. No ano passado, foram mais de 65 mil visitantes.