Terrazza Panorâmico

Passam bem os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luís Henrique, os quíntuplos que nasceram nesta segunda-feira (2) no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Os pais, Aniele Kurtel, de 24 anos, e Luís Fernando, de 33, são de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná.

A gravidez foi acompanhada até a metade do mês de julho. No fim do mesmo mês, o casal foi para Campo Largo ter assistência médica ampliada devido à raridade da gestação. Todo acompanhamento da gravidez foi por meio do SUS, incluindo consultas e exames em Chopinzinho e em Pato Branco.

Pela condição de saúde da gestante e previsão de nascimento dos bebês, foi estabelecido um plano de cuidados que incluiu a transferência de Aniele para Campo Largo, via transporte aeromédico da secretaria estadual da Saúde. A viagem de carro, com distância de 400 quilômetros, poderia trazer risco para a gestante e para as crianças.

O Hospital do Rocio é referência em gestação de alto risco e está vinculado à Rede Materno Infantil do Governo do Estado. O nascimento dos quíntuplos foi por volta das 22h desta segunda. Foram cerca de 30 profissionais envolvidos na operação.

Com gestação de 28 semanas e cinco dias, os bebês nasceram com saúde, e peso médio de mais e um quilo. Eles permanecem sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital do Rocio.

Repórter Lucian Pichetti