Foto: divulgação.

Morreu neste sábado (9), em Curitiba, um dos primeiros roqueiros do Paraná: o londrinense Paulo Hilário Bonametti, de 75 anos. O compositor, que teve o corpo cremado na tarde de domingo (10), também era lembrado por um tributo à capital paranaense: Curitiba É Bonita Demais, canção lançada em 1976.

Nos anos 1960, o cantor e guitarrista Paulo Hilário formou a banda ‘Metralhas’, que depois se tornou a conhecida Metralhas Beatles Again, com um repertório dos Beatles. Mas não foi como cover que o músico se destacou naquela década. Ao lado de Dirceu Graeser e Pedro Luís Schoemberger, Hilário fez parte da primeira geração do rock paranaense, que teve eco nas rádios Marumby, Clube Paranaense e Independência e na TV Paraná, hoje CNT.

Ouça Não Dou o Braço a Torcer, rock gravado pelo autor, em 1967:

Mas o talento do compositor foi além do rock. Em 1981, o amigo Dirceu Graeser lançou O Pássaro.M

Porém, o que imortalizou Paulo Hilário foi Curitiba É Linda Demais, um hino não-oficial que sempre é tocado nas rádios nos aniversários da cidade. No próximo dia 29, a capital vai comemorar mais um aniversário. Desta vez, sem o autor que disse que “É Curitiba é minha vida/Meu mundo, enfim/Na Rua das Flores/No Largo da Ordem/Ou em qualquer outro lugar”.

(Ayrton Baptista Junior)