Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve nesta quarta-feira (13) em Curitiba para lançar, junto com o governo estadual, campanhas de incentivo ao esporte. O melhor jogador de todos os tempos, lançou a campanha Imposto Amigo do Esporte, do Governo do Estado, e o programa Esportivo Lúdico Educacional, de sua iniciativa.

Durante o evento, Pelé fez questão de lembrar a época do milésimo gol, mas não pela comemoração. Ele recordou que em um dos treinamentos na Vila Belmiro, estádio do Santos, na saída viu algumas crianças tentando roubar um carro, o que o fez também pensar em programas de incentivo para diminuir a criminalidade.

A campanha Imposto Amigo tem amparo na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que permite a doação de até 6% do imposto de renda devido para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas. A destinação da pessoa física é realizada até dezembro e a de pessoa jurídica a cada apuração, geralmente a cada trimestre. O valor destinado pode ser abatido do valor devido ou somado à restituição.

A expectativa do governo é arrecadar R$ 8 milhões pelo Proesporte, incentivando cidadãos e empresas paranaenses a apoiarem projetos esportivos.

O governador Ratinho Júnior, participou do evento e agradeceu Pelé pela presença, afirmando que a educação e a prática esportiva será uma aliada na tentativa de melhorar a vida das pessoas.

No Paraná, o programa esportivo de Pelé será iniciado em escolas de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado.

Repórter William Bittar