Foto: William Bittar
Terrazza Panorâmico

Mais de 900 indústrias paranaenses participaram da pesquisa Bússola da Inovação 2019, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O estudo traz informações e números sobre como está o nível das Indústrias do Paraná no que se refere à inovação.

A principal dificuldade apontada pelas indústrias para acelerar o processo de inovação é com relação a Leis e Incentivos.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, frisou que as dificuldades apresentadas refletem ainda o cenário político nacional, o que fez as indústrias procurarem outros meios para seguir o processo de inovação.

No Paraná, 97% das empresas são Micro ou Pequenas empresas. O levantamento revela ainda mais da metade das empresas apostou em novos produtos ou melhorias no processo produtivo.

Carlos Alberto Jaimr, representante da BIN, empresa de desenvolvimento de software, revelou que esse processo deve ser contínuo, pois, inovação e tecnologia andam lado a lado.

O presidente da Fiep aproveitou para analisar a queda do Brasil no ranking da Inovação, apontado pelo Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa é realizada pela Fiep de dois em dois anos. Ao todo, foram pesquisadas 906 empresas, sendo 732 de micro e pequeno porte e 174 de médio e grande porte, de 21 segmentos industriais, em 113 municípios.

Repórter William Bittar