Foto: Divulgação/Laboratório de Ecologia e Conservação - UFPR
Terrazza Panorâmico

Você sabe o que fazer ao encontrar um animal marinho no Litoral? Durante o inverno, é comum ver esses animais nas praias do Paraná, mas muitos sequer sabem o motivo ou mesmo de que forma agir ao registrar a presença de um.

No último final de semana, baleias jubarte foram vistas perto da Ilha do Mel. Foi o primeiro registro desta espécie em área interna da baía. Além disso, um lobo marinho foi visto na areia em Matinhos.

A pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Domit, explica que, no caso das baleias, a procura pela costa do Sul do Brasil se dá para a reprodução e, nesses casos, a distância mínima para esse animal é de 100 metros.

No caso dos lobos marinhos, o litoral paranaense serve para descanso, antes de seguir a migração para outros locais. A pesquisadora lembra que é preciso então acionar o Centro de Estudos do Mar ou algum órgão ambiental do município para que o local seja isolado.

Ainda no final de semana, uma baleia-mink, de pequeno porte, foi encontrada morta na baía de Paranaguá.

Em caso de alguém avistar uma baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, o recomendado é entrar em contato com a equipe do CEM pelo telefone: 0800-642-3341.

Repórter William Bittar