Pesquisadores da UFPR promovem ações sobre a importância do cérebro

Pesquisadores da UFPR promovem ações sobre a importância do cérebro
Foto: Pixabay

Ele é uma das partes mais complexas do corpo humano. Responsável por coordenar o corpo e regular as funções inconscientes, o cérebro possui mais conexões do que o número de estrelas da nossa galáxia. Com o objetivo de popularizar os conhecimentos científicos sobre o órgão, foi criada a Semana Nacional do Cérebro pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Várias cidades do país participam das ações. Aqui em Curitiba a programação é organizada por estudantes e professores da Universidade Federal do Paraná e inclui bate-papos com pesquisadores e exercícios. A estudante de doutorado em fisiologia, Juliane Fagotti, explica que a ideia é mostrar para a população como acontecem as pesquisas na área.

Temas como Alzheimer, Parkinson, depressão, ansiedade, abuso de drogas, sono, memória e aprendizagem poderão ser debatidos diretamente com quem desenvolve pesquisas para produção de medicamentos que curem ou amenizem esses problemas.

Estão previstos bate-papo sobre neurociência com professores e pesquisadores da UFPR em um bar aqui de Curitiba, além de uma intervenção na Praça Santos Andrade e uma sessão de exercícios no Parque Barigui. A programação completa pode ser conferida na página da campanha no Facebook, que é Semana do Cérebro UFPR.

Repórter Francielly Azevedo