Foto: SPVS
Terrazza Panorâmico

As duas onças foram registradas em uma região da Serra do Mar, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, por pesquisadores do projeto de “Conservação de grandes mamíferos no corredor da Serra do Mar”, que faz parte da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

De acordo com o responsável pelas reservas naturais do litoral norte do Paraná, Reginaldo Ferreira, essa é a primeira que os felinos são gravados em vídeo na região. Outras espécies de animais já tinham sido flagradas por ali.

O registro das onças foi feito por meio de uma “armadilha fotográfica” instaladas pelos pesquisadores na região.

O pesquisador conta que os moradores da região relataram a presença de onças e ajudaram a indicar o melhor lugar para colocar o equipamento. O último registro dos felinos em Guaraqueçaba tinha sido feito há mais de 20 anos e apenas por pegadas e fezes encontrados.

A região é monitorada há alguns anos pelo grupo de especialistas, em busca de mamíferos de grande porte. Ferreira destaca que a região de Guaraqueçaba é a maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil e encontrar as onças é motivo para comemorar, pois mostra que a área segue conservada.

Além da importância da preservação ambiental, o pesquisador ressalta que as onças e outros animais que vivem na região podem ajudar também na economia e desenvolvimento do local.

O projeto de monitoramento e preservação de mamíferos na região é desenvolvido com financiamento da Fundação Grupo Boticário e do Banco ABN AMRO.

Repórter Francielly Azevedo

Deixe uma mensagem