Foto: Divulgação/Polícia Militar

Em visita à Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (10), o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, falou sobre a redução dos índices de criminalidade no Estado e na capital. Durante a prestação de contas das atividades da corporação, ele anunciou a diminuição dos índices de homicídios, em 37% em Curitiba e em 19% no Paraná. Outro dado importante apresentado aos vereadores foi o da redução de 25 mil furtos e roubos no Estado, em 2018. Para o Comandante, a queda nas estatísticas da criminalidade é reflexo direto do serviço de inteligência da PM e do trabalho em conjunto com outras corporações.

Para a mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, da PUC-PR, Priscila Placha Sá, a planilha que a Polícia Militar tem limita-se aos registros de ocorrências do COPOM. O índice de latrocínios, por exemplo, na capital, aumentou 40% no período. Esta modalidade está atrelada ao crime contra ao patrimônio e, principalmente, ao tráfico de drogas. Por isto, segundo ela, as estatísticas dos órgãos de segurança precisam estar alinhadas.

Priscila Sá ressalta, ainda, que o mapeamento da violência não deve deixar de lado as atividades de prevenção, em relação às políticas públicas.

Repórter Marcelo Ricetti