Ponta Grossa: candidatas estão tecnicamente empatadas

Ponta Grossa: candidatas estão tecnicamente empatadas
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Saiu a primeira pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, único município paranaense que terá segundo turno, no próximo dia 29 de novembro. No levantamento feito pela Paraná Pesquisas e divulgado neste sábado (21), as duas candidatas aparecem tecnicamente empatadas.

Mabel Canto (PSC) tem 43,6% das intenções de voto enquanto a candidata Professora Elizabeth (PSD) aparece com 43,1%. Brancos e nulos representam 7,5% e 5,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.

Votos válidos

Levando em consideração apenas os votos válidos, Mabel Canto (PSC) aparece com 50,3% e a Professora Elizabeth (PSD) com 49,7%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Para vencer no 2º turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Metodologia

Para a realização desta pesquisa foram consultadas 800 pessoas. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, durante os dias 18 a 20 de novembro de 2020. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº. PR-08980/2020. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.

Repórter Lucian Pichetti