Foto: PMC

A semana começa com vacina contra a gripe disponível para toda a população, nas unidades básicas de saúde. A campanha de vacinação terminou na sexta-feira (22) e, só em Curitiba, sobraram 70 mil doses, que agora podem ser tomadas por qualquer pessoa.

A orientação é da Secretaria de Estado da Saúde e a vacinação permanece gratuita. Até o fim do estoque, a vacina fica disponível em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba. Os interessados devem ir ao posto de saúde com documento oficial em mãos, entre 8h e 18 horas de segunda a sexta-feira.

A campanha de vacinação da gripe começou em 23 de abril, exclusivamente para o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde por ser mais suscetível a complicações em decorrência da gripe. Antes de ser ampliada para toda a população, a campanha chegou a ser prorrogada três vezes para priorizar o público-alvo.

Apesar de extensa, a campanha não garantiu que a meta de 90% do público vacinado.

Acompanhando a média nacional, Curitiba teve cobertura de 83%. Mulheres que tiveram filhos há até 45 dias e idosos foram os que mais compareceram, com cobertura de 127% e 96%, respectivamente. Por outro lado, houve menor procura entre os doentes crônicos, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos, com apenas 60%, 59% e 58% de cobertura.

Mesmo com o fim da campanha, pessoas que se enquadrem no público alvo devem procurar os postos.

A secretária de Saúde destaca que medidas simples podem evitar o contágio pela gripe, como cuidados de higiene para evitar a proliferação do vírus. As recomendações são para a lavagem frequente das mãos com água e sabão e a aplicação de álcool 70, cuidados ao tossir ou espirrar, cobrindo a boca com a parte interna do cotovelo, a manutenção de ambientes ventilados e a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão adequada de líquidos.

Repórter Lucian Pichetti

Deixe uma mensagem