Foto: Arquivo ANPr
Terrazza Panorâmico

A SESA divulgou dados atualizados sobre o índice de vacinação contra a gripe no Paraná. Desde o início da campanha, em 17 de abril, o Estado vacinou 56% da população-alvo, o que equivale a 1 milhão e 600 mil doses aplicadas.

O Dia D, momento em que as unidades de saúde ampliam o horário de atendimento para atingir uma parcela maior da população, acontece neste sábado.

Os grupos com melhores coberturas vacinais são as mulheres que tiveram filhos recentemente, 66%, e os idosos com 62%. Segundo João Luis Crivellaro, Coordenador Estadual de Imunização, o apelo maior é para que os pais levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima de casa residência. As crianças fazem parte do grupo que menos vacinou até o momento, com 35% de cobertura.

Outro grupo com baixo índice de vacinação é o formado por gestantes. Crivellaro lembra que a vacinação é segura, e em caso de complicações, o paciente vai ter acompanhamento médico. A meta é vacinar 90% da população alvo até o final da campanha.

O público-alvo inclui grávidas – em qualquer período de gestação, pessoas acima de 60 anos, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, crianças de seis meses a quatro anos de idade, indígenas, profissionais de saúde, professores ma ativa da rede pública e privada, além de portadores de algumas doenças crônicas – mediante prescrição médica.

A campanha vai até o dia 26 de maio, entretanto recomenda-se que a população procure uma unidade de saúde o mais rápido possível. A vacina protege contra os três vírus influenza mais comuns em circulação, e leva até 15 dias para começar a fazer efeito.

Repórter Fábio Buchmann

Deixe uma mensagem