PR encabeça discussão das propostas da Reforma Tributária

PR encabeça discussão das propostas da Reforma Tributária
Foto: Getty Images

Tramita no Congresso Nacional a reforma tributária que tem como proposta a PEC 110/19, do Senado, que acaba com nove tributos e cria dois impostos, um sobre bens e serviços (IBS); a PEC 45/19, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que acaba com cinco tributos e também cria os impostos sobre bens e serviços, como a proposta dos senadores; e o Projeto de Lei 3887/20, do Poder Executivo, que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Para discutir propostas de reforma, o Paraná vem encabeçando a discussão e irá fazer uma live, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Paraná e a Assembleia Legislativa (ALEP). O encontro virtual será na próxima quarta-feira, dia 7, às 10 hrs, e será o primeiro evento nacional de análise das propostas em trâmite no Congresso Nacional, e cujo resultado terá impactos profundos sobre o futuro dos estados no âmbito fiscal.

Sobre o assunto, a CBN Curitiba conversou com o secretário estadual da Fazenda, René Garcia Junior, que afirmou que uma reforma tributária em um momento de pandemia, com incertezas e inseguranças, é um terreno complexo. Ouça a entrevista completa: