Prazo para refinanciamento de dívidas acaba dia 29 de janeiro

Prazo para refinanciamento de dívidas acaba dia 29 de janeiro
Foto: Divulgação/SMCS

Contribuintes interessados em aproveitar as vantagens oferecidas pelo programa Refic Covid-19 têm apenas uma semana para fazer a adesão. O prazo do refinanciamento de débitos – inclusive inscritos em Dívida Ativa, em cobrança judicial ou não – é até o dia 29 de janeiro.  O programa de refinanciamento permite o pagamento de IPTU, ISS, Taxa de Coleta de Lixo e outros débitos, tributários ou não.

Cerca de 9,7 mil acordos já foram firmados e grande parte dos munícipes vem optando pelo pagamento à vista. Para a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, a opção se deve às condições especiais.

Vanessa explica que no pagamento à vista, o abatimento é de 100% nos juros e multas.

No caso do pagamento parcelado em seis vezes, o abatimento é 70% no valor dos juros e 80% da multa. Quando parcelado em 36 vezes (opção máxima oferecida), o abatimento é de somente 30% no valor dos juros e 20% no valor da multa.

Para consultar e parcelar os débitos, basta clicar no banner Refic Covid-19, no site da Prefeitura (refic2020.curitiba.pr.gov.br). É possível fazer as simulações de pagamento (à vista ou parcelado) e ainda emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) disponibilizado juntamente com o termo de adesão ao programa. 

Somente em caso de exceção, em que o contribuinte tem débitos mas não foi contemplado na consulta via internet, é possível fazer o agendamento do atendimento pelo endereço agendaonline.curitiba.pr.gov.br

Repórteres Grasiani Jacomini e Francielly Azevedo