Foto: Divulgação/PRF
Terrazza Panorâmico

À zero hora desta quinta-feira (18) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, em todo o país, mais uma Operação Semana Santa. As ações, que terminam no domingo (21), terão como foco o controle de velocidade com radares portáteis, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e a realização de exames de bafômetro.

Os policiais vão fiscalizar também a negligência dos pais no transporte de crianças, como explica om policial rodoviário federal Fernando Oliveira.

Também serão feitas abordagens de motocicletas e de ônibus de viagem. Nos últimos quatro anos, entre 2015 e 2018, a PRF registrou um total de 43 mortes no estado durante os feriados prolongados de Páscoa. No mesmo feriadão de 2018, seis pessoas morreram.

Algumas atitudes na estrada reduzem o risco de acidentes.

Os picos de movimento devem ocorrer no fim da tarde e início da noite de quinta-feira, na manhã de sexta-feira e na tarde e noite de domingo. Em média, o fluxo de veículos deve estar entre 20% e 30% superior ao de dias normais.

A PRF orienta os motoristas a planejar a viagem, para evitar transtornos.

Além de ações de fiscalização e de combate a crimes, a PRF realizará ainda atividades de educação de trânsito em todas as regiões do Paraná. Na região de Curitiba, a principal ação educativa acontece nesta quinta-feira (18), das 9 às 13 horas, na Unidade Operacional Wanser, localizada na BR-277, em São José dos Pinhais.

Repórter Lucian Pichetti