(Foto: Arquivo / Antonio Cruz / Agência Brasil)
Terrazza Panorâmico

A primavera começa na madrugada desta segunda-feira, dia 23 de setembro, mais precisamente às 4h50 da manhã, e termina na madrugada do dia 22 de dezembro.

E, de acordo com o Simepar, o prognóstico climático para a estação em todo o Paraná traz a tendência de temperaturas próximas dos valores mais altos das médias históricas. Em Curitiba, no mês de outubro, as temperaturas historicamente variam entre 17 e 25 graus. Em novembro, os termômetros normalmente ficam entre 18 e 27 graus. Em dezembro, a variação média histórica está entre 19 e 29 graus.

A amplitude térmica, diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, estará mais evidente no início da estação. No entanto, ela vai diminuindo com o passar dos meses e com a proximidade do verão.

Em relação às chuvas, o Simepar informou que elas devem acompanhar o comportamento médio histórico. A exceção acontecerá no mês de outubro, quando as chuvas devem ficar abaixo do normal. O Simepar ainda ressalta que fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de ventos e raios, fazem parte da estação. No entanto, estes casos são previstos apenas com antecedência de horas ou poucos dias.

Da Redação, com informações do Simepar