primeira-infancia-audiencia-publica-criancas
Foto: William Bittar
Terrazza Panorâmico

Foi lançada nesta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Paraná, a Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Primeira Infância, com o objetivo de discutir, defender e apresentar propostas que possam proteger crianças de zero a seis anos. O lançamento aconteceu juntamente com uma audiência pública para debater o tema.

A frente parlamentar conta com 15 deputados, sendo liderada pelo deputado estadual Subtenente Everton (PSL). Ele ressalta que é justamente nessa fase que é possível iniciar a formação do cidadão, ao contrário do que muitos podem pensar, imaginando que é na fase da adolescência.

O parlamentar lembra que é preciso discutir o assunto, uma vez que é preciso impor limites, mas, mais do que isso, apresentar soluções para que todas as crianças sejam atendidas da mesma forma.

A ideia da criação da frente foi da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) que atualmente preside a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional.

Leandre acredita que isso pode sim mudar o futuro das crianças, mas ressalta que é preciso fiscalização de todos os lados, pois, só assim, as crianças serão priorizadas.

Quem também esteve presente foi a Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa. Ela lembrou que cada mandato sem políticas públicas para a primeira infância é um tempo perdido.

A partir da frente parlamentar estadual, a ideia é que a proposta também seja levada para os municípios e, assim, garantir que todas as esferas públicas estejam alinhadas com ações de proteção às crianças de zero a seis anos.

Repórter William Bittar