priscilla-placha-sá-desembargadora
Foto: Divulgação/OAB-PR
Terrazza Panorâmico

A advogada Priscilla Placha Sá foi a escolhida pelo governador Ratinho Junior para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. O nome da advogada integrava a lista tríplice, dentro do quinto Constitucional encaminhada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná.

O quinto constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas dos Tribunais deve ser preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.

Priscilla Placha Sá é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1999). É Especialista em Direito Processual Penal pela PUCPR (2002), Mestra em Direito Econômico e Social pela PUCPR (2005) e Doutora em Direito do Estado pela UFPR (2013).

A advogada atua como professora-adjunta da PUC-PR e da UFPR, tanto da graduação quanto da pós-graduação. Ela já lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito de Curitiba e na Universidade Positivo.

Priscilla presidiu as comissões de Direitos Humanos (2010), Advocacia Criminal (2013-2015) e Defesa das Prerrogativas Profissionais (2016-2018) da OAB-PR. Além de ter integrado as comissões da Criança e do Adolescente (2016-2018) e Estudos de Violência de Gênero (2016-2018).

A advogada também é escritora.

Repórter Vanessa Fernandes