Foto: ANPr
Terrazza Panorâmico

O Procon-PR divulgou um balanço dos atendimentos neste primeiro semestre de 2019. Segundo o levantamento, o órgão realizou 96 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2019, tendo solucionado 80% das ocorrências em até 10 dias.

A diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, atribui essa eficiência na solução dos atedimentos aos canais digitais disponibilizados pelo órgão, que desafogaram os atendimentos presenciais e abriram possibilidade para todos os perfis de consumidores serem atendidos com mais agilidade.

O canal mais utilizado pelos consumidores para fazerem as reclamações é a plataforma digital consumidor.gov.br, com mais de 45 mil atendimentos. Os atendimentos presenciais são a segunda opção preferida dos consumidroes, com 21 mil solicitações, em seguida aparecem os atendimentos por telefone, e-mail e por carta.

As empresas de telefonia foram os principais alvos dos consumidores. Aproximadamente 38 mil reclamações, 40% do total, foram realizadas por problemas com empresas que prestam este tipo de serviço.

Caso o consumidor queira realizar uma reclamação basta acessar o portal consumidor.gov.br, pelo computador ou smartphone, realizar o cadastro e preencher os dados de atendimento. A plataforma também está disponível por um aplicativo no sistema IOS e Android.