Foto: AENPr

Dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam que a produção industrial no Paraná cresceu 28,4% no mês de junho deste ano, na comparação com maio. Foi a maior alta detectada entre 15 locais pesquisados pelo IBGE.

Conforme o levantamento, a produção industrial cresceu em 13 dos 15 locais verificados na pesquisa. O Paraná lidera, e é seguido por Mato Grosso, com alta de 25,6%; e Goiás, 20,8%.

Apesar da alta expressiva na produção industrial paranaense em junho, o resultado apenas recuperou as perdas que vinham sendo registradas ao longo de 2018. Segundo o IBGE, no acumulado do ano, o setor industrial do Paraná registra um crescimento de apenas 1%, entre janeiro e junho de 2018. Na comparação entre junho de 2017 e junho de 2018, o resultado é ainda melhor: aumento de 9,7%.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) confirmou que o setor vem apresentando resultados positivos em 2018, apesar do crescimento mais lento do que ideal. Dados apresentados pela Fiep indicam que as vendas industriais em junho cresceram 26,24% na comparação com maio. No acumulado do ano, a alta foi de 5,29%, na comparação com o mesmo período de 2017.

Segundo a federação, o aumento nas vendas foi verificado em 14 dos 18 gêneros pesquisados. Entre os destaques estão móveis, celulose e papel, máquinas e equipamentos e veículos automotores. A Fiep lembra que junho se caracteriza como período de maior dinamismo na atividade industrial paranaense.

Repórter Joyce Carvalho