Os consumidores que deixaram para a última hora as compras para a ceia de Natal ou que precisam riscar os últimos itens da lista podem buscar os supermercados da cidade, que ficam abertos nessa véspera de Natal até a noite. Os horários variam entre as 18h e as 20h.

Mas atenção, para a variação de preços. A pesquisa mais recente feita pelo Disque Economia da Prefeitura aponta uma variação de até 86% nos preços de alimentos e bebidas para as ceias de fim de ano. O levantamento foi feito nesta quinta-feira (21) em 12 supermercados da capital. Ao todo, foram pesquisados 82 itens. A lista é formada panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender.

A ampla variação tem relação com as promoções diárias que são feitas nessa época por diversos estabelecimentos.

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço das bebidas típicas de festa (sidras e espumantes), com oito marcas monitoradas. A diferença chegou a 86,06% entre os espumantes.

Onze fabricantes de panetones e chocotones também fizeram parte do levantamento. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 79,18%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 71,53%.

Outro campeão de diferença de valor foi o lombo suíno, que apresentou oscilação de preços de 74,99% para um mesmo produto. Já as cinco marcas de pernil monitoradas apresentaram uma variação de preço de até 71,56% para um mesmo produto.

Entre as aves para a ceia, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 33,40% para um mesmo item, entre as seis marcas pesquisadas. No caso do peru, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 20,03% (três marcas foram monitoradas). Em relação ao tender, a diferença entre as quatro marcas chegou a 37,02% para um mesmo produto entre os pontos pesquisados.

A pesquisa completa pode ser consultada no site http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br/, no menu “Pesquisa Épocas Especiais”.

Deixe uma mensagem