Foto: Pexels

O Paraná pode ter mais uma data comemorativa. Foi apresentado na Alep um projeto de Lei que institui o “Dia Estadual do Heavy Metal”. A data seria comemorada em 08 de junho e foi escolhida em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que morreu no último dia 08 de junho de 2019.

Para muitos, André Matos foi o principal vocalista do gênero no país. Ele fez história com algumas bandas. Uma delas foi o Viper.

André Matos consolidou a carreira e ganhou projeção com a banda paulistana Angra.

E foi vocalista também da banda Shaman, que reuniu dissidentes da banda Angra.

O autor da proposta é o deputado estadual pelo Cidadania, Douglas Fabrício. Segundo ele, a proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa. Foram milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.

Um abaixo assinado online reuniu mais de 40 mil assinaturas pedindo a instituição do Dia do Heavy Metal. Douglas Fabrício diz que o estilo musical já faz parte da essência da cultura curitibana.

O deputado disse que a idéia é colocar a data no calendário oficial, como já ocorre com o Dia Mundial do Rock, celebrado mundialmente em 13 de julho.

O projeto, se passar por todas as comissões, será votado em plenário. Douglas Fabrício espera que os colegas de parlamento entendam a importância do Dia do Heavy Metal para o calendário de eventos no estado.

Repórter Fábio Buchmann