Foto: Francielly Azevedo

Um passeio pela história: essa é a proposta do projeto Artes e Patrimônio, que vai ganhar as ruas de Curitiba a partir do mês de maio. Dois ônibus equipados com tecnologia, transportarão informação e arte de maneira gratuita para crianças de escolas públicas municipais, além da população em geral nos fins de semana em parques, praças e Ruas da Cidadania. A iniciativa é realizada pelo Solar do Rosário, com a prefeitura de Curitiba, e tem o patrocínio máster da empresa J.Malucelli, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Lucia Casillo Malucelli, é diretora do Solar do Rosário, ela conta que um dos veículos é o “Ônibus Museu”, que é justamente um museu sobre rodas com painéis, fotografias, réplicas de obras de arte, tablets e televisões com conteúdo interativo de museus curitibanos e também do mundo.

O segundo veículo foi batizado de “Ônibus Palco”. Com uma estrutura para apresentações com som e luz completos, levará música, teatro, dança e circo até a população. Ao todo, mais de 380 apresentações estão programadas.

Segundo Mariana Malucelli Sperandio, diretora do Instituto Joel Malucelli, a ideia é democratizar o acesso à cultura para toda a população.

 

O projeto vai durar dois anos. Nesse período, atenderá aproximadamente 48 mil crianças das escolas públicas municipais. O prefeito Rafael Greca disse que é necessário construir desde cedo uma consciência cultural no pequenos.

Os dois veículos têm em comum a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes, cadeiras projetadas para idosos e pessoas com dificuldade motoras, material em braile, legendas e peças que podem ser tocadas por deficientes visuais. Além de suporte para pessoas com autismo.

Repórter Francielly Azevedo

Foto: Francielly Azevedo

Deixe uma mensagem