rabeira-transporte-coletivo
Foto: Carlos Costa/CMC
Terrazza Panorâmico

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que pretende multar quem for flagrado pegando a chamada “rabeira” nos ônibus do transporte coletivo. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

De acordo com o vereador Tico Kuzma (PROS), autor do projeto, a multa será aplicada no valor de R$ 500, essa multa servirá para que o utilizador da bicicleta, skate ou patinete, consiga recuperar o veículo. No caso do condutor ser menor de idade, a devolução será feita aos pais ou responsáveis.

Kuzma ressalta que é comum observar, principalmente estudantes, pegando rabeira nos ônibus da cidade, o que é perigoso e pode levar uma pessoa a ficar ferida ou até mesmo morrer atropelada.

Nos últimos meses, algumas pessoas que praticavam esse tipo de manobra na canaleta de ônibus acabaram agredindo motoristas que tentaram impedir a ação, os dois casos aconteceram no bairro Bigorrilho, em Curitiba.

O vereador ainda alerta que também há perigo para quem usa o transporte coletivo, “pois o motorista pode fazer manobras bruscas para tentar desviar de um acidente e acabar colocando os passageiros em risco”.

Depois do trâmite nas comissões, o projeto estará apto para seguir para o plenário e, se aprovado, para a sanção do prefeito para se tornar lei.

Repórter William Bittar