Foto: Chico Camargo / CMC
Terrazza Panorâmico

Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba pretende incluir os shoppings centers na lei municipal que se refere aos estabelecimentos comerciais que podem funcionar aos domingos, feriados e em horários livres, assim como os restaurantes, postos de combustíveis e cinemas. A proposta, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), foi aprovada, por unanimidade, em primeiro turno, nesta segunda-feira (2).

O autor do substitutivo explica qual é o objetivo da alteração na lei.

A proposta gerou uma extensa discussão em plenário, em relação as datas que estariam contempladas na iniciativa como o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, e o feriado de 1º de janeiro, que poderiam ferir os direitos dos funcionários.

Para o vereador, a abertura de shoppings em horários especiais, domingos e feriados é uma escolha dos proprietários das empresas lá instaladas, seguindo critérios econômicos e de conveniência coletiva dos funcionários da determinada empresa.

Questionado pela reportagem da Rádio CBN Curitiba se isso deve enfraquecer os sindicatos, o parlamentar justificou.

Conforme o vereador, a flexibilização da legislação trabalhista é fator de desburocratização para as relações entre capital e trabalho, com a diminuição da participação dos sindicatos no dia a dia da atividade empresarial.

Repórter Francielly Azevedo com informações de William Bittar