Foto: Divulgação DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vai abrir no dia 28 de novembro as propostas para a obra de implantação do binário de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.

Segundo o Governo, ele será composto pela PR-412, que liga Praia de Leste a Pontal do Sul, e pela Rua Iguaçu no sentido oposto. A extensão total é de 2,1 quilômetros.

O edital prevê a readequação e restauração de 900 metros da PR-412 e melhorias em um trecho de pouco mais de 1 quilômetro da Rua Iguaçu, entre a PR-407 e a Rua Romário Martins. Após a obra, o acesso a Pontal do Paraná será pela PR-412 e a saída, no sentido PR-407, pela Rua Iguaçu.

A rodovia que cruza o município será urbanizada, com implantação de calçadas, ciclovia e vagas de estacionamento no acostamento. Já a Rua Iguaçu ganhará pavimentação asfáltica, serviços de drenagem para evitar alagamentos e calçadas. Em ambas as vias será melhorada a sinalização.

A obra tem o objetivo de desafogar o tráfego diminuindo os congestionamentos na entrada do município, principalmente nas temporadas de verão e feriados.

A adequação de alguns itens do edital foi necessária porque o corpo técnico do DER-PR detectou a necessidade de aperfeiçoamento e otimização do sistema de drenagem da rodovia. Este ajuste no projeto reduziu o preço máximo da concorrência de R$ 9,8 milhões para R$ 8,5 milhões.

Os interessados em participar da licitação devem protocolar os envelopes até as 17h30 do dia 27 de novembro.

As novas datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25) junto com o 1º Termo de Rerratificação. Inicialmente, a abertura das propostas estava marcada para esta sexta-feira (26). Porém, no último dia 17 o DER-PR comunicou a transferência por motivos administrativos.

Repórter Fabio Buchmann