Foto: Divulgação/AEN
Terrazza Panorâmico

O nono boletim de balneabilidade foi divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (15). De acordo a análise a qualidade das águas segue própria para banho na maioria dos pontos avaliados. Ponta da Pita, em Antonina, e 10 rios, canais e galerias permanentemente impróprios são os únicos pontos que não estão recomendados para banho.

Semanalmente são monitorados 49 pontos de banho no litoral e região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. No interior do estado são 17 praias artificiais e represas na Costa Oeste e Norte. A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO 

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.