Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Quase 50 dias depois do tornado que devastou parte da cidade, os moradores de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, ainda tentam se recuperar dos danos causados pelo fenômeno. Foram danificadas 280 casas e muitas famílias perderam tudo.

Licitações já foram feitas e algumas residências já foram reerguidas, mas muita coisa ainda precisa ser feita. Os municípios vizinhos ajudaram com doações e até equipes para ajudar no levantamento dos estragos e na limpeza da cidade.

A secretária de Assistência Social, Aracy Vaz, conversou com a CBN Curitiba e revelou que a reconstrução das casas está acontecendo aos poucos, conforme as liberações acontecem, mas as famílias precisam ainda de doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Itaperuçu tem uma população de pouco mais de 27 mil habitantes. A secretária agradeceu a ajuda recebida dos municípios vizinhos.

Ainda não há previsão para que todas as casas sejam reparadas ou reconstruídas.

Além dos estragos na cidade, dois adolescentes morreram soterrados após a queda de um muro. Eles tentavam se proteger do vendaval enquanto voltavam de uma partida de futebol.

Repórter William Bittar