sarampo-jpg
Foto: Divulgação
Terrazza Panorâmico

Quase 69% dos casos de sarampo registrados no Paraná são de Curitiba. A informação está no Boletim Epidemiológico semanal da doença, divulgado nesta quinta-feira (07), pela Secretaria da Saúde.

Os dados mostram o alcance da doença em todo o Estado, que é dividido em 22 regionais de saúde. Apenas duas delas, a de Campo Mourão e a de Cornélio Procópio, não têm registros de sarampo desde o mês de agosto, quando os números da infecção começaram a ser contados.

Na última semana, foram confirmados 43 novos casos, totalizando 316 pessoas que tiveram ou estão com a doença. Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas no corpo, que aparecem primeiramente no rosto e atrás da orelha.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou em outubro, voltada a crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Já a segunda etapa vai começar no dia 18 deste mês. O público-alvo são os jovens, entre 20 e 29 anos de idade. O chamado “Dia D” desta fase acontecerá em 30 de novembro.

Repórter Marcelo Ricetti