Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi liberado nesta segunda-feira (25) o download do programa gerador do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. O download do programa pode ser feito em qualquer computador e também em celulares com Android e IOS.

As entregas das declarações podem ser feitas a partir do dia 7 de março e seguem até o dia 30 de abril.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem nenhum erro, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

A auditora fiscal da Receita Federal no Paraná, Giovana Longo, explica que são esperadas 1,97 milhão de declarações no estado, dentro do prazo de entrega.

Giovana Longo fala também de uma novidade no programa esse ano. A possibilidade de saber se caiu na malha fina, ou não, no dia útil seguinte à entrega da declaração.

A auditora também lembrou quem deve declarar o Imposto de Renda 2019.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

As restituições começarão a ser pagas em17 de junho e seguem até dezembro para os contribuintes que não caíram na malha fina.

Repórter William Bittar