Quatro universidades do Paraná estão entre as 50 melhores da América Latina

Quatro universidades do Paraná estão entre as 50 melhores da América Latina
Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR

A listagem das melhores universidades do mundo é elaborada pelo Times Higher Education. Nesse caso, o ranking específico traz as principais instituições de ensino superior na América do Sul, Central e México.

Dentre as 50 mais, fazendo o recorte Paraná, a mais bem colocada é a Universidade Federal do Paraná, que ocupa a 36ª posição no levantamento. Depois aparece no posto de número 41 a PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); em 48ª no ranking a Universidade Estadual de Londrina e logo depois, em 49ª, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

As notas das instituições têm por base em alguns conceitos como ensino, pesquisa e influência em pesquisa, perspectiva internacional e transferência de conhecimento.

Levando em consideração os destaques entre os critérios para as notas, as universidades públicas paranaenses têm como pontos altos o ensino e a pesquisa. Já a PUC apresenta sua pontuação mais alta na influência em pesquisa.

O pódio no levantamento feito pela THE é ocupado por Unicamp, USP e Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O ranking classifica 129 universidades de 10 países da América Latina e se baseia nos mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com modificações para refletir melhor as características das instituições dos países emergentes.

Repórter Cristina Seciuk