Foto: CA Boca Juniors.

Mesmo derrotado pelo Jorge Wilstermann, por 3 a 2, em Cochabamba, na Bolívia, o Athletico obteve nesta quarta-feira (24) a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, com uma rodada de antecipação. O time paranaense foi beneficiado pela reação do Boca Juniors em Ibagué, na Colômbia: a equipe argentina empatou com o Tolima, por 2 a 2, após estar perdendo por 2 a 0.

O Jorge Wilstermann aumentou para onze jogos a série invicta como mandante em partidas válidas pela Libertadores, retrospecto que reforça a altitude (2.500 metros acima do nível do mar) como grande aliada da equipe de Cochabamba. O primeiro tempo terminou empatado. Pedriel abriu a conta para o clube local e um gol contra valeu o gol atleticano: depois de um chute de Renan Lodi, Ballivián tentou desviar e marcou de cabeça. Na etapa final, três gols de pênalti: Ortiz fez 2 a 1 para o Wilstermann, Marco Ruben empatou e Melgar fechou a conta, aos 42 minutos.

Mesmo classificado, o Athletico não tem motivo para relaxar diante do Boca Juniors no próximo dia 9. O time do técnico Tiago Nunes precisa de um empate para fechar esta fase na primeira colocação do grupo G e, consequentemente, ser mandante na rodada de volta das oitavas-de-final, cujos confrontos vão ser apontados por sorteio. O segundo classificado da chave deve ser o Boca porque Tolima e Jorge Wilstermann têm saldo negativo de gols e estão três pontos abaixo dos argentinos: 5 a 8.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Grupo G, última rodada

Quinta-feira, 9 de maio, 21h30 (horário de Brasília)

Boca Juniors x Athetico (em Buenos Aires)

Jorge Willstermann x Tolima (em Cochabamba)

Classificação

Athletico… 9 pontos e saldo de 6 gols;

Boca Juniors… 8 pontos e saldo de 4 gols;

Tolima… 5 pontos e saldo negativo de 3 gols;

Jorge Wilstermann… 5 pontos e saldo negativo de 7 gols.

Clubes já classificados para as oitavas-de-final: Athletico, Cruzeiro, Internacional (Brasil), Cerro Porteño, Libertad, Olimpia (Paraguai), River Plate (Argentina) e Nacional (Uruguai).

Ayrton Baptista Junior