Foto: Orlando Kissner/Alep
Terrazza Panorâmico

Nesta segunda-feira (09), os deputados estaduais aprovaram, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o reajuste integral de 4,94% para os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário.

O índice vale também para funcionários do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública do Estado. Ele inclui servidores ativos, inativos e cargos em comissão. O percentual, definido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é retroativo a 1.º de maio de 2018. E equivale às perdas com a inflação no período de um ano.

Os cinco projetos de lei que tratam da matéria foram votados em duas sessões, sendo uma ordinária e outra extraordinária. Como não receberam emendas, eles seguem, agora, para a sanção ou o veto do governador Ratinho Júnior.

No fim de agosto, os deputados aprovaram o reajuste de 5,08% para o funcionalismo do Poder Executivo. O índice será parcelado em três vezes, sendo uma de 2% em janeiro de 2020 e duas de 1,5%, a serem pagas nos meses de janeiro de 2021 e de 2022, dependendo da disponibilidade do caixa do governo do Estado.

Repórter Marcelo Ricetti.