Relatório afirma que Ponte do Parque Tingui está em estado “preocupante”

Relatório afirma que Ponte do Parque Tingui está em estado “preocupante”
Foto: Carlos Costa/CMC

A ponte de madeira do Parque Tingui, que fica na Rua Dário Garcia, no bairro Vista Alegre, está em estado de conservação preocupante, de acordo com um relatório desenvolvido por profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), vinculado à Universidade Federal do Paraná, e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

A inspeção técnica foi feita no fim de novembro, atendendo a uma demanda da Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba. O documento com o resultado da vistoria foi entregue, nesta segunda-feira (9), aos vereadores.

Segundo o professor da UFPR Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do ITTI, a ponte precisa de monitoramento constante e urgente reforma.

Entre as sugestões para acabar com o problema, está a criação de um concurso para estudantes de arquitetura desenvolverem um novo projeto para a ponte.

O engenheiro civil Rui Medeiros destaca que a ideia não é simplesmente resolver a passagem de veículos.

Já no Viaduto Colorado não foram constatados riscos. O local demanda apenas de manutenção e sinalização adequada, como explica o professor Mauro Lacerda.

Com base nos documentos, a Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara deve formular um relatório parcial a ser enviado para Prefeitura. O relator, vereador Bruno Pessuti (PSD), ressalta que o objetivo é buscar uma solução com rapidez para evitar uma tragédia.

O próximo local a ser vistoriado pelos profissionais será o viaduto do Orleans, localizado sobre a BR-277. Segundo o presidente da Comissão, vereador Mauro Ignácio (PSB), o trabalho está agendado para próxima quinta-feira (12).

Por meio do site da Câmara Municipal, a população pode indicar para os vereadores viadutos e pontes que estão danificados na cidade.

Repórter Francielly Azevedo