Rodovia dos Minérios: obras devem acabar em 2022

Rodovia dos Minérios: obras devem acabar em 2022
FOTO: JONATHAN CAMPOS/ AEN

As obras da Rodovia dos Minérios, PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, atingiram 20% de execução em 2020, o que representa um quinto do contrato, de acordo com o governo do estado. Durante o ano foram feitas intervenções em oito das dez pontes, sondagens nas áreas dos viadutos, terraplanagem e implantação de grande parte do sistema de drenagem.

O investimento total das obras é de R$ 90,6 milhões. A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próxima ao entroncamento com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba. A expectativa é de que a obra seja entregue para a população entre o final de 2021 e o começo de 2022.

Segundo Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, a obras acontecem em uma área de acessos primários e marcada por muitos acidentes, junto ao perímetro urbano, o que traz ainda mais desafios para conclusão das obras.

Em entrevista à CBN Curitiba em outubro deste ano, quando a obra estava prestes a completar um ano, o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, afirmou que todos os locais de trabalho estão sinalizados e seguindo as normas de segurança vigentes. Ele pediu paciência para população.

A PR-092 é uma das rodovias mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba. Ela liga a capital às cidades de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e à região do Vale do Ribeira. A estrada funciona como um corredor de escoamento de calcário, cimento, minérios e da produção hortifrutigranjeira.

Grasiani Jacomini com assessoria