Foto: Vanessa Fernandes
Terrazza Panorâmico

O sábado (7) de sol, único dia desta semana em que isto aconteceu em Curitiba, levou quase 20 mil pessoas para Avenida Cândido de Abreu para acompanhar o tradicional desfile em comemoração ao Dia da Independência.

O governador Ratinho Junior e o prefeito Rafel Greca abriram as festividades para o início dos desfiles cívico e militar. O público acompanhou o desfile apoiado nas grades que restringiam o acesso à Avenida Cândido de Abreu, já que neste ano não foram instaladas arquibancadas como aconteceu em anos anteriores.

O governador Ratinho Junior destacou a importância em celebrar a data de independência do país, e disse ainda que o momento é de fortalecer o patriotismo que ficou adormecido nos últimos anos.

Para o prefeito Rafael Greca, o dia da independência do Brasil é o dia da celebração da liberdade e da alegria de ser brasileiro.

As comemorações aos 197 anos da Independência do Brasil iniciaram pontualmente às 9 hs, com o tradicional desfile cívico de alunos de escolas municipais e estaduais. Mais de 2 mil crianças e adolescentes participaram, junto a professores, diretores e colaboradores, além de integrantes de quatorze entidades civis.

Rebeca Barbosa Silva, 12 anos, estudante do 7° ano, saiu da formação durante o desfile do Colégio Estadual do Paraná, onde estuda, e distribuiu poesias ao público. Ela disse que estava aproveitando para passar conhecimento em um dia muito importante para o nosso país.

A comerciante Carolina Netto, que há 10 anos vende caldo de cana no dia da Independência na Avenida Cândido de Abreu comemorou o bom tempo e as boas vendas. Ela disse que mesmo atendendo muita gente, sempre consegue dar uma olhadinha no desfile.  

Jhon Thomas já foi militar e o desfile mais aguardado por ele foi o do exército, que teve início às 11hs. Ele levou os três filhos, Vitória de 9anos , Thomas de 6 e Theo de 7 meses, todos devidamente Paramentados com as vestimentas militares. Ele falou porque considera importante levar os filhos ao desfile.

Por conta do desfile várias ruas nas proximidades da Avenida Cândido de Abre ficaram bloqueadas até às 14hs, nos bairros Centro Cívico, Bom Retiro, São Francisco, Centro, Alto da Glória e Juvevê.

Repórter Vanessa Fernandes