Saiba como usar a inteligência emocional na vida profissional

Saiba como usar a inteligência emocional na vida profissional
Foto: Pixabay

Você sabia que a inteligência emocional pode estar diretamente ligada aos bons resultados das empresas? Estudos indicam que a inteligência emocional é responsável por 67% das habilidades consideradas necessárias para um desempenho superior em líderes, sendo até 2x mais importante do que o conhecimento técnico ou o QI.

O termo inteligência emocional é a capacidade do profissional de reconhecer e gerenciar suas próprias emoções e os sentimentos e pode ser dividido em 4 pilares fundamentais: Autoconsciência; Autogerenciamento; Consciência social; Gerenciamento de relacionamentos.

O especialista em aquisição e vendas, Ricardo Vasco, explicou que conhecer a si mesmo é uma forma de entender quais são os seus limites e também analisar de que maneira eles podem ser maximizados para você ter um resultado profissional cada vez melhor.

Os líderes e gestores devem ser referências e trazer mensalmente ou semanalmente o assunto da inteligência emocional dentro de suas empresas, explicou o especialista. Para isso, a dica é oferecer um espaço na rotina para o compartilhamento de emoções entre os colaboradores.

Confira a entrevista completa: