Foto: SMCS

Com as típicas chuvas de verão, muitas delas acompanhadas de vento, o número de quedas de árvores aumenta pela cidade. Somente na noite deste domingo foram registradas três quedas de galhos grandes nos bairros Pinheirinho, Centro e Santa Felicidade.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, na capital existem mais de 320 mil árvores. Mas o que fazer quando algumas delas cai?

Segundo a Prefeitura, o cidadão pode pedir a retirada de galhos ou árvores que caíram em função de temporais pelo telefone 156. O atendimento é feito por ordem de chamada e conforme a gravidade da situação.

Quando a queda acontecer dentro de imóveis e envolver risco às pessoas, é o Corpo de Bombeiros que deve ser acionado pelo telefone 193. Em vias públicas, se houver comprometimento aos cabos de energia, o melhor caminho é acionar a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

A Prefeitura informa que apesar da manutenção feita pelas equipes de arborização, não há como garantir que árvores sadias não terão desprendimento de galhos ou quedas neste período. O município faz o monitoramento, podas preventivas e retirada de agentes parasitas, além de promover as vistorias e atendimentos solicitados pela população.

Com informações da SMCS