Saiba quem foi Bento Munhoz da Rocha Neto

Saiba quem foi Bento Munhoz da Rocha Neto
Foto: Reprodução

Sem dúvida alguma o Centro Cívico de Curitiba é um dos mais bonitos do país. O bairro reúne vários órgãos públicos estaduais, além da prefeitura da capital. Em 2011 a região foi tombada como conjunto urbano e arquitetônico. Estão desta forma protegidos os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, entre eles a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, o Palácio Iguaçu e a Praça Nossa Senhora de Salette.

Você sabe quem foi o engenheiro responsável por idealizar o Centro Cívico? Certamente o nome lhe é familiar. Bento Munhoz da Rocha Neto. O parnanguara foi um engenheiro, professor, escritor, sociólogo e político paranaense. Entre as décadas de 40 e 60, foi deputado federal, governador do Paraná e ministro da Agricultura.

O Teatro Guaíra nasceu no início da década de 50, quando Bento Munhoz era governador do estado. Visionário e idealista, ele também concebeu projetos como a construção da Biblioteca Pública do Paraná e do Palácio Iguaçu. O político fundou ainda a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e construiu centenas de grupos escolares.

Em paralelo a carreira política, Bento Munhoz projetou-se em âmbito nacional e internacional por sua fértil produção como ensaísta e sociólogo. Entre suas catorze obras publicadas, destacam-se: Uma Interpretação das Américas e Perfis, Tingüís e Presença do Brasil.