Saiba quem foi Fernando Augusto Moreira

Saiba quem foi Fernando Augusto Moreira
Foto: Reprodução

Se você estuda ou estudou na Universidade Federal do Paraná ou no Instituto Federal do Paraná, agradeça ao professor Fernando Augusto Moreira.

Mineiro, Fernando profissionalizou-se em tipografia no Rio de Janeiro. Em 1894, mudou-se para Curitiba com a esposa, Rita Duarte Estrella, para reformular o jornal “A Republica”, primeira folha republicana da capital. Em 1897, assumiu o jornal. Um ano depois, um incêndio destruiu as instalações do periódico, a residência do casal e ainda ceifou a vida de seus dois filhos.

Graças ao vasto conhecimento da língua portuguesa, Fernando e Rita se tornaram professores e, em 1904, fundaram a “Escola Nocturna Republicana”. Como educador e visionário, Fernando Moreira ambicionava mais para Curitiba e o Paraná. Nas idas e vindas ao Rio de Janeiro, começou a prospectar a possibilidade de abrir uma universidade no Estado.

Em 19 de dezembro de 1912 nascia a Universidade Federal do Paraná. Em 1916 Fernando Moreira iniciou atividades como professor de português na Escola Alemã, que depois veio a se chamar Colégio Progresso. Em 1936 é criado o “Curso Comercial”, considerado o ponto de partida da história do Instituto Federal do Paraná.

A instituição se rompe em 1938 e o patrimônio e os alunos do Colégio são incorporados a diversas instituições de ensino. A maior parte dos bens fica para a Faculdade de Medicina do Paraná, pertencente a Universidade federal. Entre os bens, estava o terreno onde seria posteriormente construído o Hospital de Clínicas da UFPR. O perfil de educador e filantropo de Fernando Moreira é mencionado em diversas publicações de diferentes autores.