Saiba quem foi Fernando Augusto Moreira

Se você estuda ou estudou na Universidade Federal do Paraná ou no Instituto Federal do Paraná, agradeça ao professor Fernando Augusto Moreira.
Mineiro, Fernando profissionalizou-se em tipografia no Rio de Janeiro. Em 1894, mudou-se para Curitiba com a esposa, Rita Duarte Estrella, para reformular o jornal “A Republica”, primeira folha republicana da capital. Em 1897, assumiu o jornal. Um ano depois, um incêndio destruiu as instalações do periódico, a residência do casal e ainda ceifou a vida de seus dois filhos.
Graças ao vasto conhecimento da língua portuguesa, Fernando e Rita se tornaram professores e, em 1904, fundaram a “Escola Nocturna Republicana”. Como educador e visionário, Fernando Moreira ambicionava mais para Curitiba e o Paraná. Nas idas e vindas ao Rio de Janeiro, começou a prospectar a possibilidade de abrir uma universidade no Estado.
Em 19 de dezembro de 1912 nascia a Universidade Federal do Paraná. Em 1916 Fernando Moreira iniciou atividades como professor de português na Escola Alemã, que depois veio a se chamar Colégio Progresso. Em 1936 é criado o “Curso Comercial”, considerado o ponto de partida da história do Instituto Federal do Paraná.
A instituição se rompe em 1938 e o patrimônio e os alunos do Colégio são incorporados a diversas instituições de ensino. A maior parte dos bens fica para a Faculdade de Medicina do Paraná, pertencente a Universidade federal. Entre os bens, estava o terreno onde seria posteriormente construído o Hospital de Clínicas da UFPR. O perfil de educador e filantropo de Fernando Moreira é mencionado em diversas publicações de diferentes autores.