Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados

O deputado federal reeleito em outubro, Sandro Alex, do PSD, assumiu oficialmente a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. A solenidade ocorreu pela manhã no Palácio Iguaçu.

Sandro Alex já estava trabalhando na equipe de Ratinho Jr, inclusive participando de reuniões que ocorreram em Brasília com representantes do Governo Federal.

O secretário afirma que o Paraná tem urgência em algumas reivindicações. Uma delas é a preparação para a concessão de quatro Aeroportos Paranaenses à iniciativa privada, entre eles o do Bacacheri em Curitiba e o Afonso Pena em SJP.

Os Aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu também estão no pacote. Sandro Alex disse que o governo Federal está dando todo o suporte necessário para que a transição ocorra sem percalços 

Outro assunto que está sendo tratado com prioridade é a situação dos contratos de concessões de rodovias. O Governador Ratinho Jr. já disse que pretende reduzir as tarifas de pedágio no estado em até 50%. Mas para que isso ocorra, é preciso atrair os empresários para a próxima licitação, que deve ocorrer em 2021.

A estratégia é colocar a União como responsável pela licitação, inclusive dos trechos de rodovias estaduais.

Sandro Alex falou ainda sobre a situação do anel de integração. Uma estrutura viária que acabou ficando incompleta, segundo ele

Outro assunto que o secretário abordou foi o Porto de Paranaguá. A idéia do atual governo é que o local se transforme em um ponto de visitação. O porto seria também o responsável por investimentos no futuro, em municípios do litoral paraense

Com a posse de Sandro Alex e Ney Leprevost, que assumiu a Secretaria de Estado da Justiça, os suplentes Evandro Roman e Stephanes Jr assumiram os mandatos de deputado federal. Ambos os suplentes foram empossados na segunda – feira em Brasília. Os dois são do PSD.

Repórter Fábio Buchmann