sarampo-jpg
Foto: Divulgação
Terrazza Panorâmico

O Paraná tem 68 municípios que ainda não atingiram a meta na primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (29), que também trouxe a lista de crianças de 6 meses a 5 anos que não tomaram a vacina, para que as Secretarias Municipais possam fazer a busca ativa para a vacinação.

Em todo o Estado são 560.437 crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Deste total, 36.486 ainda não receberam nenhuma dose da imunização, 156.378 receberam apenas uma dose, 231.201 duas doses e 136.372 três doses ou mais.

O mapeamento da situação vacinal de sarampo por municípios no Paraná servirá para a realização da busca ativa das crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde Acácia Nasr explica de que forma será realizada a busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas.

De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde, na primeira etapa da campanha, que aconteceu de 7 a 25 de outubro, o Paraná e outros quatorze estados atingiram a meta. O Estado registrou 104,17% de cobertura vacinal. Outros 12 estados e o Distrito Federal ainda não alcançaram a meta de vacinação contra o sarampo.

O Paraná registrou até o dia 25 de outubro 227 casos confirmados de sarampo. A segunda etapa da campanha de vacinação acontece de 18 a 30 de novembro e o público alvo serão jovens de 20 a 29 anos. O dia D da vacinação será realizado no último dia de campanha, 30 de novembro.

Repórter Vanessa Fernandes