Secretaria da Saúde de Curitiba investiga variante do novo coronavírus

Secretaria da Saúde de Curitiba investiga variante do novo coronavírus
Foto: Prefeitura São José dos Pinhais

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba enviou para o Laboratório Nacional da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) coletas respiratórias de casos positivos de Covid-19 em pessoas de Manaus que estão na capital.

A preocupação do município é evitar a circulação da nova variante do Sars-CoV-2, que tem grande potencial de transmissão.

A identificação dessa nova variante requer análise de alta complexidade com sequenciamento genético do vírus, por isso as amostras são encaminhadas para a Fiocruz, informa a administração municipal.

Pacientes de Manaus em Curitiba

A Secretaria foi notificada a respeito de nove pessoas de Manaus que testaram positivos para Covid-19 e que estão em Curitiba. Três destas nove pessoas estão hospitalizadas, quatro estão em isolamento domiciliar e vêm sendo acompanhadas pelo monitoramento da prefeitura. Todos vieram espontaneamente à capital paranaense, sem transferência oficial de serviços hospitalares ou de governos.

A preocupação, no entanto, aponta a administração municipal, é com um casal que testou positivo em uma Unidade de Pronto de Atendimento de Curitiba e não está atendendo ao monitoramento da Prefeitura. No dia 17 de janeiro o casal procurou uma UPA da cidade e informou ter testado positivo para Covid-19 em Manaus. Na UPA de Curitiba foram coletadas amostras e confirmados os casos.