Foto: Divulgação/ Agência Brasil

Após algumas cidades do Paraná apresentarem surto de conjuntivite, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população sobre os cuidados para evitar a doença.

A conjuntivite causa inflamação na membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Quando causada por vírus e bactérias, a conjuntivite é contagiosa. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a transmissão, conforme explica Renato Lopes, chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da secretaria.

Após a contaminação, é recomendado manter o paciente em isolamento por sete dias. As crianças com a doença não devem frequentar a escola e trabalhadores devem ser afastados de suas atividades. Também é necessário trocar as fronhas dos travesseiros diariamente. Em geral, a doença ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias.

Em Paranaguá, no litoral do estado, as unidades de saúde atendem, em média, 300 pacientes por dia com conjuntivite. Em março foram registrados 13 mil casos na cidade.

Deixe seu comentário