Foto: Reprodução/EBC
Terrazza Panorâmico

Mais quatro mortes por gripe foram registradas no Paraná. Os dados estão no Informe Semanal sobre a Influenza, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (24).

As quatro mortes que aparecem neste boletim aconteceram em Guarapuava (um homem de 56 anos), Curitiba (uma mulher de 73 anos), Morretes (uma mulher de 65 anos) e Foz do Iguaçu (um homem de 48 anos).

Segundo a secretaria da saúde, agora são 87 mortes pela doença desde janeiro. Elas foram registradas em 37 cidades paranaenses. O balanço ainda traz 448 casos de gripe confirmados. Na semana anterior eram 415 casos.

Os sintomas da gripe são febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo. Pessoas que apresentam esse quadro devem procurar atendimento o mais rápido possível, no máximo em até 48 horas, para o início de tratamento adequado.

A gripe pode provocar complicações, como a pneumonia, principalmente nas faixas etárias extremas, ou seja, crianças e idosos. Na terceira idade, além da imunidade baixa, a gripe pode se associar a outras doenças.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta também para as medidas preventivas, como a higienização das mãos com água e sabão, principalmente antes de consumir algum alimento, sendo recomendável complementar o processo com aplicação de álcool gel a 70º; cobrir nariz e boca com dobra do braço ao espirrar ou tossir; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter ambientes bem ventilados e adotar hábitos saudáveis de alimentação, além da ingestão de líquidos.