Secretaria de Saúde recomenda cerimônias de posse virtuais

Secretaria de Saúde recomenda cerimônias de posse virtuais
Foto: CMC

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está recomendando que as cerimônias de posse dos candidatos eleitos para prefeituras e câmaras sejam realizadas de forma virtual.

A secretaria publicou nesta terça-feira (22) a resolução 1.488/2020 com estas recomendações relacionadas à posse, que está marcada para o dia 1º de janeiro.

Conforme o documento, os eventos devem ser realizados preferencialmente por videoconferência, para evitar possíveis aglomerações, reforçando a prevenção contra a Covid-19.

Se a opção for pela posse presencial, a cerimônia está condicionada ao atendimento de várias medidas de prevenção, conforme resoluções da própria Secretaria de Estado da Saúde e decretos municipais e estaduais. Entre as ações mínimas que deverão ser seguidas estão o distanciamento social, uso de máscaras e a oferta de álcool em gel.

A secretaria ainda informou que, presencialmente, ficam autorizados a participar da cerimônia apenas as autoridades eleitas da Câmara Municipal e da Prefeitura e um acompanhante. Também podem estar no local a equipe de apoio indispensável à realização do evento e profissionais de imprensa previamente credenciados.

Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba já informou que a cerimônia de posse dos candidatos eleitos vai acontecer no dia 1º de janeiro, em sessão virtual. Está programado para às 15 horas o início da cerimônia de instalação da 18ª legislatura. Às 17 horas, serão empossados o prefeito reeleito, Rafael Greca, e o vice, Eduardo Pimentel. Haverá transmissão pelas redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba.

No dia 2 de janeiro, haverá sessão presencial, quando os vereadores elegem a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

Repórter Joyce Carvalho