Foto: Denis Ferreira Netto / SEDEST
Terrazza Panorâmico

A Região Leste da Serra do Mar terá um mapeamento para prevenir desastres. As áreas consideradas de risco estão na denominada Carta Geotécnica Síntese, que abrange os municípios de Morretes e Paranaguá. O planejamento foi desenvolvido pela Defesa Civil Estadual.

Em março de 2011, chuvas intensas causaram deslizamentos na Serra do Mar, afetando os municípios do litoral. Durante a apresentação, no Palácio das Araucárias, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ricardo Silva, falou sobre as estratégias utilizadas para evitar desastres como o daquele ano.

O trabalho realizado na Serra do Mar consiste na identificação e no mapeamento das áreas de deslizamento, fluxos de detritos, inundações e alagamentos. O objetivo é a orientação e o planejamento para a ocupação do espaço físico da região.

Empresas como a Transpetro (que tem terminal em Paranaguá) e a Ecovia (concessionária que administra a BR-277, entre Curitiba e o Litoral) poderão utilizar o mapeamento para planejar obras na região em que atuam.

Com informações de Johan Gaissler, repórter Marcelo Ricetti