Foto: Freepik

É Lei. O prefeito de Juiz de fora Bruno Siqueira (MDB) sancionou nesta quinta-feira (22) a lei que institui o Dia da Cerveja Artesanal Mineira na cidade. A informação foi publicada no Atos do Governo e determina que a data seja comemorada anualmente no dia 27 de maio.

A lei, de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB), tem o objetivo de adotar estratégias de divulgação de Juiz de Fora como polo catalisador de iniciativas de desenvolvimento econômico e turístico, tendo em vista a vocação cervejeira da cidade.

E pelo jeito o pessoal da política está gostando dessa história de cerveja artesanal.

É só lembrar que em agosto do ano passado, Curitiba ganhou o título de Capital Brasileira da Cerveja Artesanal. O projeto de lei, de autoria da bancada do PDT, também instituiu a última semana de maio como a Semana da Cerveja Artesanal em Curitiba. Além dele, outro texto do vereador Bruno Pessuti (PSD) também foi aprovado em 2ª votação na Câmara Municipal e incluiu no calendário oficial o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais (ProcervaFest), promovido pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), realizado em agosto. Ambos os textos devem passar pelo prefeito Rafael Greca sem dificuldade.

A própria prefeitura lançou no encerramento da última ProcervaFest, o Curitibéra, roteiro oficial com as cervejarias artesanais da Grande Curitiba. O roteiro inclui 33 cervejarias artesanais mapeadas em oito bairros de Curitiba. São eles Santa Felicidade, Cabral, Cristo Rei, Santa Quitéria, Água Verde, Hauer, Boqueirão e Umbará. Também fazem parte do mapa as cidades de Colombo, Pinhais, Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

Antes disso, Blumenau, em Santa Catarina, recebeu do governo federal o título de capital brasileira da cerveja em 9 de março de 2017. O presidente Michel Temer sancionou a lei que confere à cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o título de “Capital Nacional da Cerveja” em cerimônia no Palácio do Planalto.

Blumenau foi colonizada majoritariamente por imigrantes alemães que instalaram na região diversas fábricas de cerveja. Todo ano no mês de outubro, por exemplo, é promovido na cidade o festival Oktoberfest, voltado à bebida, como acontece há mais de 180 anos na Alemanha.

A cidade conta ainda com o Festival da Cerveja, o Museu da Cerveja, e a Escola Superior de Cerveja e Malte. O projeto de lei para conceder a honraria a Blumenau foi proposto pelo deputado federal Décio Lima (PT-SC) em março de 2014. A tramitação no Congresso Nacional terminou em 16 de fevereiro com a aprovação do texto pelo plenário do Senado e, desde então, aguardava a sanção presidencial. Lima foi prefeito de Blumenau de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Indicamos 3 cervejas mineiras para brindar:

1 – Backer 3 lobos Exterminador – Witbier com capim limão (de BH)

2 – Antuérpia Timbó Porter – Brown Porter (de Juiz de Fora)

3 – Verace Oroboro – Dark Strong Ale (de Nova Lima).

Ouça a coluna “Sexta é dia de Cerveja”, desta sexta-feira (23), com o jornalista e sommelier Luis Celso Junior:

 

Deixe uma mensagem