Situação da vacinação no Paraná pode ser acompanhada na internet

Situação da vacinação no Paraná pode ser acompanhada na internet
Foto: Reuters

Além dos dados sobre o número de casos, óbitos e ocupação de leitos, por exemplo, agora é possível verificar a situação da vacinação no Paraná. O Governo do Estado está disponibilizando, no site coronavirus.pr.gov.br, o Plano Estadual de Vacinação e a distribuição de insumos por Regional da Saúde.

Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, a ideia é garantir o máximo de segurança na destinação da vacina entregue pela União.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), é importante respeitar o planejamento e os grupos prioritários, para que se alcance a imunização consistente no estado.

A ideia é evitar casos de fura-filas como ocorreram em Manaus, no Amazonas. Por lá, parentes de empresários locais estariam recebendo a dose antes dos grupos de risco. A vacinação chegou a ser suspensa e o caso está sendo investigado.

Siqueira diz que a publicação dos dados faz com que a população ajude na fiscalização.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde na última segunda-feira (18) 265.600 doses, 22.720 reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia; idosos que vivem em asilos ou outras instituições e seus cuidadores; e pessoas com deficiência severa. O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

A SESA explica que a vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada, durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda neste ano.