Categorias: CBN DESTAQUE Saúde

Startup desenvolve robô para diagnóstico do novo coronavírus

Uma startup de Cascavel desenvolveu um robô que utiliza inteligência artificial para melhorar precisão do diagnóstico do novo coronavírus. O robô, batizado de “Vics” ajuda a identificar lesões pulmonares em exames de imagem.

O engenheiro de software e CEO da startup, Robson Fagundes, explica que a tecnologia vai melhorar a assertividade na identificação de lesões pulmonares, causadas ou não pela Covid-19.

A empresa, que é de Cascavel, já fez uma parceria com a Secretaria de Saúde da cidade. O robô já está à disposição dos profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e, gradativamente, as equipes estão recebendo os treinamentos para utilizarem a tecnologia.

A meta é fazer com que a novidade possa ser aplicada em outros municípios e que o Vics torne mais ágil o processo de triagem e identificação de pacientes que precisam de tratamentos ou exames complementares. Robson Fagundes lembra que, em nenhum momento, a tecnologia pode substituir a análise e o critério médico.

O robô foi testado, analisando imagens radiológicas de vários pacientes. Na detecção de pneumonia, por exemplo, demonstrou assertividade de 89%. Quando ao diagnóstico do novo coronavírus, o índice chegou a quase 97% de precisão. O robô também detecta os casos normais atingindo o índice de 99% de acerto.

Repórter Grasiani Jacomini

Essa postagem foi modificada em 27 de julho de 2020 21:57

Compartilhar
Tags: coronavirús diagnóstico inteligência artificial robô startup

Esse Aceite utiliza Cookies